instituído pelas Nações Unidas a 20 de Setembro de 1993, o Dia Internacional da família celebra-se a 15 de Maio. é ocasião propí­cia para reflectir sobre as ameaças que pairam sobre a família
instituído pelas Nações Unidas a 20 de Setembro de 1993, o Dia Internacional da família celebra-se a 15 de Maio. é ocasião propí­cia para reflectir sobre as ameaças que pairam sobre a famíliaO objectivo desta jornada é de chamar a atenção de governos, autarquias, responsáveis de políticas locais e cidadãos para a importância da família na sociedade moderna.com os seus direitos e responsabilidades ela é o núcleo vital da sociedade.
O aumento do custo de vida, as dificuldades económicas e a escassez de alimentos tornam cada vez mais difícil e penosa a situação de muitas famílias no mundo, de um modo particular daquelas que habitam nos países mais pobres.
Problemas como a protecção da maternidade e da paternidade, justiça fiscal de apoio à família, o desemprego, a defesa da vida, o apoio sobretudo à infância e ao envelhecimento, o combate ao tráfico de seres humanos, entre outros, merecem especial atenção e esforço para os enfrentar.
Fundada sobre o matrimónio, a família é uma pequena comunidade que não pode fechar-se sobre si mesma, sob pena de se empobrecer e fragilizar. Numa sociedade de muita mobilidade e em grande mudança, a família necessita de abrir-se a outras famílias, inclusive de culturas e religiões diferentes, vencendo barreiras e egoísmos.