O Quénia encontra-se politicamente numa situação singular. O governo multipartidário, não tendo oposição Política, não se sente obrigado a trabalhar mais e melhor
O Quénia encontra-se politicamente numa situação singular. O governo multipartidário, não tendo oposição Política, não se sente obrigado a trabalhar mais e melhor a falta de uma oposição politica e parlamentar está a criar mal-estar nas fileiras partidárias do país. Os membros do parlamento, a quem não foi confiado nenhum cargo governamental, sentem-se agora obrigados a cerrar fileiras e a apoiar um governo de que não são parte.
a formação de um governo de unidade nacional criou este impasse. Ele deriva também de não haver no país ideologias partidárias claras. Os partidos não são de esquerda, centro ou direita. ambicionam o poder e nada mais. Ser governados por um ou pelo outro pouca diferença faz. Daí deriva que um governo de unidade nacional seja só um maxi-governo sem que dentro dele haja uma verdadeira busca de soluções alternativas.
Existe o perigo de os políticos acabarem por estar todos de acordo e cair-se numa ditadura camuflada de grande entendimento nacional. ao primeiro opositor que apareça oferece-se um ministério e não se fala mais no assunto. De facto, a maior parte dos ministros da grande coligação, depois de quase um mês, ainda não entrou em funções.