Os socorristas só agora estão a chegar ao epicentro do sismo, a Wenchuan. Fala-se de uma zona desolada que poderá esconder dezenas de milhar de mortos
Os socorristas só agora estão a chegar ao epicentro do sismo, a Wenchuan. Fala-se de uma zona desolada que poderá esconder dezenas de milhar de mortosas vítimas confirmadas do terramoto que sacudiu a zona sul-ocidental da China, Wenchuan, são já mais de 10. 000, mas o número está destinado a atingir dezenas de milhar. O abalo de 7,9 graus na escala de Richter fez tremer de um modo particular a província de Sichuan.
Os socorristas trabalham de maneira frenética para abrir estradas às ambulâncias e ao exército de libertação popular, enviado para a região. O presidente Hu Jintao e o o primeiro-ministro Wen Jiabao lançaram apelos sucessivos às forças que trabalham no terreno: perder um minuto significa matar alguém.
Um paramilitar que se aproximou mais da zona atingida afirma que avistou uma região sem um muro de pé. Debaixo dos escombros poderão encontrar-se milhares de mortos. as estradas estão todas destruídas.
as províncias limítrofes de Sichuan também foram atingidas pelo terramoto. Há mortos, prédios derrubados, e a maior parte da população passou a noite nos carros com medo de novos desabamentos.
O abalo obrigou o comité olímpico a mudar o percurso da chama olímpica, que deveria chegar a Sichuan a 15 de Junho. a mudança já foi admitida no caso de se confirmar a vastidão dos estragos.