a curto prazo, preços continuarão elevados. apesar das estimativas que apontam para colheitas históricas do cereal. Só os prejuí­zos do ciclone podem baralhar as contas
a curto prazo, preços continuarão elevados. apesar das estimativas que apontam para colheitas históricas do cereal. Só os prejuí­zos do ciclone podem baralhar as contas a produção de arroz na Ásia, África e américa Latina irá atingir máximos históricos, em 2008, mas os preços devem continuar a subir a curto prazo, informou a Organização para a alimentação e agricultura (FaO, na sigla inglesa).
as previsões preliminares da agência estimam um aumento de 2,3 por cento nas colheitas, atingindo o valor mais elevado de sempre – mais de 600 milhões de toneladas. Mas em nada, a curto prazo, isto ajudará os mais pobres e que mais têm sofrido com os preços elevados do cereal. Os preços continuarão a ser elevados no futuro imediato porque uma grande parte da colheita deste ano só será colhida em ao final de 2008.
No entanto, a FaO avisa para o facto da destruição que varreu a Birmânia, na sequência do ciclone Nargis, nomeadamente uma região rica na produção do arroz, poder conduzir a um agravamento nas estimativas do arroz cultivado.
O ciclone – que inundou áreas de cultivo de arroz e destruiu vários armazéns e colheitas – atingiu a Birmânia quando os agricultores preparavam a colheita das culturas na estação seca, que representa 20 por cento da produção anual de arroz.