Os veteranos da guerra do Vietname tornaram públicos o projecto de construção de um centro de reabilitação para pessoas que sofrem doenças várias causadas pelos desfolhantes usados durante a guerra
Os veteranos da guerra do Vietname tornaram públicos o projecto de construção de um centro de reabilitação para pessoas que sofrem doenças várias causadas pelos desfolhantes usados durante a guerra a associação de Veteranos Inválidos da Coreia assinou um acordo com as autoridades da província de Quang Nam, no Vietname, para a construção do centro. Chama-se Cidade da Paz Coreia-Vietname e terá capacidade para acolher e tratar entre 80 a 100 veteranos da guerra do Vietname e seus familiares que sofram de doenças causadas pela exposição ao agente Laranja, um desfolhante altamente tóxico usado na guerra.
Esta estrutura custará dois milhões de dólares e será construída num terreno cedido pelo governo de Quang Nam. a construção será totalmente financiada pela associação de Veteranos Inválidos da Coreia. Para além do terreno, as autoridades de Quang Nam irão também disponibilizar assistência administrativa.
O projecto tem como objectivo a promoção da amizade entre a Coreia e o Vietname, países inimigos durante a guerra orientada pelas tropas americanas entre 1964 e 1973. Na altura, a Coreia enviou cerca de 320 mil soldados, formando assim o segundo maior contingente militar depois dos norte-americanos.
O agente Laranja, assim chamado pela sua cor, foi usado para destruir selvas e florestas nas quais os comunistas vietnamitas se escondiam durante a guerra. Mais tarde, veio a causar graves problemas de saúde aos veteranos da Coreia, dos Estados Unidos e, sobretudo, do Vietname, assim como entre a população civil.