apesar do impasse nas negociações diplomáticas, movimento independentista reforça vontade de chegar à autodeterminação como os povos que combateram por esse direito
apesar do impasse nas negociações diplomáticas, movimento independentista reforça vontade de chegar à autodeterminação como os povos que combateram por esse direitoO povo sariano continua ligado aos seus direitos nacionais, com a disposição de os defender por todos os meios legítimos. Estas afirmações do presidente sariano, Mohamed abdelaziz, ditas por ocasião do 35º aniversário da constituição da Frente Polisário – a 10 de Maio de 1973 – movimento independentista do Sara Ocidental, revelam o impasse em que se encontram as negociações com o regime marroquino sob os auspícios das Nações Unidas.
Num encontro em El aaiun com uma declaração argelina, país que apoia a independência do território e acolhe os refugiados sarianos nesta cidade do deserto, o autoproclamado chefe de Estado insistiu que o povo sariano está convencido da sua vitória, entendendo-se que o povo do Sara Ocidental não pode ser excluído dos povos que combatem pelos seus direitos à autodeterminação e à independência através da história.
abdelaziz deixou também uma mensagem para os que, nos territórios ocupados, combatem as tropas marroquinas pela intifada da independência, como é caracterizada a luta de resistência sariana. Segundo o dirigente independentista, é reiterada a solidariedade e o apoio do povo sariano e do seu representante legítimo, a Frente Polisário, com esta intifada até à independência total.