“No mundo de hoje há muitas verdades e muitas mentiras”. O reitor do Santuário de Fátima aponta a “invasão da mentira” na sociedade actual
“No mundo de hoje há muitas verdades e muitas mentiras”. O reitor do Santuário de Fátima aponta a “invasão da mentira” na sociedade actualÉ uma epidemia, e ameaça deitar abaixo grandes civilizações, se a observarmos à luz do que se passa nas famílias, que são o seu alicerce. No editorial do Voz da Fátima, publicação oficial do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra salienta que mente-se muito hoje e isso dilui a confiança que temos nos outros, e até em nós mesmos.
Mente-se nas grandes instituições, mente-se entre as pessoas responsáveis pela sua liderança, mente-se nas nações, no governos, nos sindicatos, nas empresas, nos partidos, em toda a espécie de associações (e não só no futebol), mente-se até nas instituições criadas para educar e defender as crianças .
E nem a Igreja escapa a esta realidade. Luciano Guerra assinala os escândalos sexuais na Igreja dos Estados Unidos, para frisar que até entre os pastores do Povo de Deus se encontram grandes mentirosos .
a mentira familiar, por seu lado, provoca a desintegração da unidade e da verdade no alicerce social. No editorial dos 91 anos das aparições, pode ainda ler-se que as intervenções públicas não passam de mentiras para tapar buracos, nomeadamente incentivam as relações precoces (irresponsáveis) dos adolescentes, facilitam o suceder dos divórcios, caucionam a infidelidade conjugal, não previnem o abandono dos filhos pequenos e só agora descobrem o hediondo crime de pais que recorrem às piores calúnias para privarem o outro progenitor da custódia dos filhos .