as virtudes heróicas do fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da família foram reconhecidas por Bento XVI
as virtudes heróicas do fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da família foram reconhecidas por Bento XVIO decreto da heroicidade de monsenhor Joaquim Alves Brás, fundador das Cooperadoras da Família (Zitas) foi lido no início da celebração eucarística no Santuário de Fátima. Foi assinalada a sua heroicidade na vigorosa procura de perfeição que cultivou desde criança.
O decreto refere ainda o estilo de vida austero, coerente. Foi considerado venerável num decreto assinado a 15 de Março de 2008, numa altura em que as Cooperadoras festejam as bodas de diamante da fundação do Instituto.
a Igreja e a sociedade precisam, mais que nunca da sua acção evangelizadora e do seu empenho apostólico, afirmou o prefeito para a Congregação da Causa dos Santos, durante a homilia. Saraiva Martins assinalou que o testemunho de vida de Joaquim Alves Brás é eloquente. Recordando o ano de 1933, quando nasce a associação, mais tarde Instituto, com regra ao estilo beneditino: Mãos no trabalho, coração em Deus.
Na Obra foi descobrindo diversos serviços na comunidade, realçou o cardeal português. a sua acção, em que procurou contagiar todos os que estavam à sua volta fez-se a partir da família fundamental para a sociedade e para a Igreja. Primeiro através das empregadas domésticas, depois outros membros, uma verdadeira paixão. Uma tarefa árdua e imensa até chegar às mães, sublinhou o purpurado perante milhares de fiéis que se encontram no Santuário.