a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa Comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa
a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa Comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a EuropaRobert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. a paz não poderá ser salvaguardada sem uma verdadeira postura a medida dos perigos que a ameaçam, pode ler-se na declaração.
Esta proposta, conhecida como Declaração Schuman , é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.
Numa cerimónia que decorreu em atenas (Grécia), 25 assinaturas selaram a transformação da Europa, dos quinze na Europa dos vinte e cinco que nasceu oficialmente no dia 1 de Maio de 2004.