Já está montado o dispositivo de segurança para os dias 12 e 13. Mais de trezentos homens da GNR vão zelar pela segurança na 91º peregrinação internacional aniversária. Juntam-se ainda 150 bombeiros
Já está montado o dispositivo de segurança para os dias 12 e 13. Mais de trezentos homens da GNR vão zelar pela segurança na 91º peregrinação internacional aniversária. Juntam-se ainda 150 bombeirosO dispositivo de segurança será semelhante ao utilizado na inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Outubro de 2007. O tenente-coronel Vítor Lucas, da GNR de Santarém, considera ter um dispositivo preparado para uma grande afluência de peregrinos.
a Operação Fénix 2008 está em marcha desde o dia 3 de Maio, encontrando-se na sua primeira fase até 11 de Maio. Já existe um reforço de meios da Brigada de Trânsito e de elementos de investigação criminal , com um aumento do patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima, adiantou aquele responsável.
Na segunda fase, com dois períodos críticos, 12 à noite e 13 de manhã, haverá um maior número de restrições à circulação, tal como nas duas anteriores peregrinações de 2007. a operação estende-se numa terceira fase, de 13 a 18 de Maio, o fim-de-semana seguinte às cerimónias de 13 de Maio.
Dos 300 militares, três dezenas estarão à civil nas brigadas de investigação criminal, mas a maior parte do efectivo está vocacionado para a manutenção da ordem pública. Juntam-se 80 militares da Brigada de Trânsito nas estradas que levam os peregrinos à cidade de Fátima.
Equipas de inactivação de engenhos explosivos, militares com cães, a cavalo e de bicicleta, brigadas dedicadas ao apoio a turistas e elementos das operações especiais completam o dispositivo. Quanto à protecção civil são 150 os bombeiros que estarão incluídos nesta operação.