Na Mongólia a língua coreana supera o inglês. Muitos jovens mongóis sonham em emigrar, um dia, para a Coreia do Sul, onde uma das maiores obsessões das camadas mais jovens é o inglês
Na Mongólia a língua coreana supera o inglês. Muitos jovens mongóis sonham em emigrar, um dia, para a Coreia do Sul, onde uma das maiores obsessões das camadas mais jovens é o inglêsEm abril passado, 582 jovens da Mongólia fizeram o primeiro exame de língua coreana do ano, ao passo que em 1999, este teste foi feito somente por 200 alunos. Desde 2005 este número duplicou, continuando a subir de ano para ano. Os jovens da Mongólia são atraídos pelo sonho coreano, muito publicitado através da comunicação social e dos investimentos económicos coreanos no país.
Em 2007, cerca de 15 mil pessoas fizeram o teste de competência na língua coreana (KLPT). É um teste exigido a quem pretende trabalhar na Coreia. , onde os imigrantes da Mongólia já ascendem a 33 mil (equivalente a 1,2 por cento da população de 2,7 milhões de habitantes). Quem trabalha na Coreia do Sul consegue comprar uma casa na Mongólia após três anos de trabalho e poupanças.
actualmente, há 1. 700 estudantes universitários na Mongólia a estudar coreano e cerca de mil nos cursos básicos e secundário. a partir do segundo ano do ensino básico, o aluno pode estudar línguas estrangeiras, onde se incluem o russo, inglês, chinês, japonês e coreano.