Durante a audiência de quarta-feira, 7 de Maio, na praça de São Pedro, Bento XVI afirmou que “a Igreja fala, desde o primeiro momento, da sua existência, em todas as línguas e vive em todas as culturas”
Durante a audiência de quarta-feira, 7 de Maio, na praça de São Pedro, Bento XVI afirmou que “a Igreja fala, desde o primeiro momento, da sua existência, em todas as línguas e vive em todas as culturas”Na presença do patriarca armeno, Karekin II, Bento XVI referiu-se aos frutos e progressos do ecumenismo, falando de improviso durante a audiência especial na Praça de São Pedro. O Papa sublinhou, de modo particular, a acção do Espírito Santo nas relações entre as Igrejas.
O Pontífice lembrou que a Igreja não destrói nada da própria história, mas reassume tudo numa unidade nova que reconcilia unidade e diversidade. Nesta perspectiva, o Espírito Santo é a caridade eterna que une com a sua força os homens dispersos e cria igualmente a multiforme e grande comunidade da Igreja em todo o mundo.
Sempre falando de improviso diante de 20 mil fiéis, o Papa afirmou que sopro do Espírito Santo é o esforço de perdão dos pecados, da renovação dos corações e das nossas existências.