O músico e activista Bob Geldof afirmou que angola é “gerida por criminosos”, numa conferência em Lisboa
O músico e activista Bob Geldof afirmou que angola é “gerida por criminosos”, numa conferência em LisboaO organizador dos festivais Live aid e Live 8 foi orador de uma conferência subordinada ao tema Fazer a diferença, ontem, 6 de Maio, em Lisboa. Na sua intervenção de vinte minutos, Bob Geldof referiu que as casas mais ricas do mundo estão na baía de Luanda.comparou mesmo com dois bairros da capital inglesa para sublinhar que são mais caras do que em Chelsea e Park Lane .
O músico e activista defendeu que angola tem potencial para ser um dos países mais ricos do mundo , nomeadamente, tem potencial para influenciar as decisões da China .
Na sequência destas afirmações,o Banco Espírito Santo (BES), um dos dois patrocinadores da conferência sobre desenvolvimento sustentável já veio a público frisar que não se identifica com as afirmações injuriosas que Bob Geldof proferiu . Diz-se totalmente alheio às declarações proferidas.
O BES, banco pertencente ao Grupo Espírito Santo, está presente em angola através do BESa, que conta com 20 por cento de capital angolano. Entre os accionistas está a filha do presidente, Isabel dos Santos. a presença em angola faz-se também através da Escom, empresa que actua em áreas como diamantes, aviação, pescas, imobiliário e agricultura.