O Metanoia de Lisboa no seu encontro mensal debate a relação de cada um/a com o ambiente, a Terra e as questões do desenvolvimento sustentável
O Metanoia de Lisboa no seu encontro mensal debate a relação de cada um/a com o ambiente, a Terra e as questões do desenvolvimento sustentávelÉ uma verdade que incomoda, ou inconveniente: a frágil beleza do mundo está ameaçada e desafia a nossa responsabilidade. É este o ponto de partida para mais um encontro mensal do Metanoia de Lisboa, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 9.
Diz a equipa organizadora, que com este título, pretendem debater a relação de cada um/a com o ambiente, a Terra e as questões do desenvolvimento sustentável. Recorda-se na convocatória para o debate que este tema tem estado muito presente na reflexão dos cristãos, sobretudo nas duas últimas décadas, com as igrejas desafiadas pela realidade de um mundo que, já então, se enfrentava com os seus próprios limites.
Por isso, já em 1989, na cidade suíça de Basileia, recorda ainda a equipa que preparou esta actividade, a assembleia Ecuménica Europeia era dedicada à Justiça, Paz e Integridade da Criação, com Maria de Lourdes Pintasilgo a alertar para a sociedade produzida pela ideologia industrialista [que estava] próxima da implosão. Essa alimenta-se do desejo de sempre cada vez mais’, tantas vezes denunciado, mas o qual está impregnado na mentalidade de cada habitante da Europa, através de tudo aquilo que vê e sente.
Outro texto de Pintasilgo é recordado – o relatório Cuidar o Futuro, da Comissão Independente População e Qualidade de vida (ed. Trinova Editora), presidida pela antiga primeira-ministra e ex-presidente do Graal – para se falar da necessidade de um novo paradigma capaz de reger o equilíbrio entre a Natureza e os seres humanos como o desafio ecológico que se nos põe hoje e que implica um novo passo no conhecimento humano.
Não é preciso então ir a filmes recentes para se olhar para esta frágil beleza do mundo (expressão utilizada pelo patriarca ortodoxo Bartolomeu, num encontro, na amazónia, sobre fé e ecologia). Basta, para começar, participar no encontro do Movimento Católico de Profissionais, antecedido de jantar partilhado, a partir das 20 horas. O debate propriamente dito arranca pelas 21 horas, na sede do Metanoia em Lisboa, no Convento dos Dominicanos, ao alto dos Moinhos.