a sida, a malária e o sarampo juntos não fazem tantas vítimas mortais como a pneumonia, que tem sido negligenciada. é preciso apostar numa maior cobertura de populações frágeis
a sida, a malária e o sarampo juntos não fazem tantas vítimas mortais como a pneumonia, que tem sido negligenciada. é preciso apostar numa maior cobertura de populações frágeisOs dados são assustadores e levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF a emitirem um apelo conjunto. a pneumonia mata mais crianças do que a sida, a malária e o sarampo juntos, pelo que se deve apostar numa maior cobertura das populações mais vulneráveis.
a pneumonia continua a ser um problema significativo em muitos países, em especial nas comunidades com uma elevada taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos, afirmou Peter Salama, chefe do departamento de Saúde da UNICEF. Por isso, defendeu: É essencial controlar a pneumonia para atingir o quarto objectivo de Desenvolvimento do Milénio, que apela a uma redução em dois terços da taxa de mortalidade em menores de cinco anos até 2015.
a OMS diz que muito mais precisa de ser feito para melhorar o quadro da pneumonia, também porque o controlo da doença em crianças e jovens tem sido negligenciado.
Importantes causas subjacentes à pneumonia na infância são a pobreza, a desnutrição e más condições de habitabilidade, incluindo a superlotação de casas, a falta de higiene e o fumo.