Repórteres Sem Fronteiras lança hoje uma campanha de defesa da liberdade de imprensa composta por cem imagens da fotógrafa francesa Bettina Rheims
Repórteres Sem Fronteiras lança hoje uma campanha de defesa da liberdade de imprensa composta por cem imagens da fotógrafa francesa Bettina Rheimsas fotografias retratam desde as mulheres chinesas mais anónimas aos ícones ocidentais mais elogiados, como é o caso de Monica Bellucci, a apanhar sol no deserto de Marrocos, em Dezembro de 2001, adianta o Diário de Notícias. Esta iniciativa visa sensibilizar o mundo para a triste realidade que é o exercício do jornalismo nos países onde estes profissionais sofrem pressões, perseguições e até a morte.
Em 2007, foram presos 129 jornalistas, sete dos quais colaboradores da comunicação social. Estão também presos 63 ciberdissidentes. Desde o início de 2008, já morreram nove jornalistas, quatro deles no Iraque.
É essencial que haja vontade para levantar os obstáculos à liberdade de imprensa, para melhorar as condições que permitem o exercício de um jornalismo independente e profissional e dar aos cidadãos os meios para participarem no debate público , adianta o director-geral da UNESCO, M. Koichiro Matsuura.