O relator das Nações Unidas para o Direito à alimentação denunciou a especulação em torno dos produtos alimentares, que está na origem da crise alimentar em mais de 40 países
O relator das Nações Unidas para o Direito à alimentação denunciou a especulação em torno dos produtos alimentares, que está na origem da crise alimentar em mais de 40 paísesOlivier De Schutter, considerou injustificável a inacção da comunidade internacional, que durante anos ignorou os pedidos de apoio à agricultura nos países em desenvolvimento . Em entrevista publicada pelo jornal francês Le Monde , o relator da ONU lamenta que não tenha sido feito nada contra a especulação de matérias-primas, apontando que a actual crise alimentar mundial demonstra os limites da agricultura industrial .
O responsável criticou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional por terem incitado os países mais endividados, em particular na África subsariana, a desenvolverem cultivos para exportação e a importar os alimentos que consomem . Esta liberalização tornou-os vulneráveis à volatilidade dos preços , frisou.