a Liga Operária Católica (LOC) defende que os domingos devem ser dias “dedicados ao encontro das famílias”, limitando-se ao máximo qualquer actividade laboral
a Liga Operária Católica (LOC) defende que os domingos devem ser dias “dedicados ao encontro das famílias”, limitando-se ao máximo qualquer actividade laboralFátima ameida contesta assim a abertura dos hipermercados ao domingo. Perdeu-se o domingo como espaço de encontro das famílias e embora esses espaços comerciais sejam uma espécie de centros de culto para os agregados familiares modernos, têm de se encontrar outras soluções e novos espaços de diálogo, de partilha e de entreajuda diferentes, regista a coordenadora nacional da LOC. Os funcionários dos hipermercados também têm famílias , salienta a responsável.
O bispo das Forças armadas havia também já defendido que o domingo é o dia da família em que deve haver o cumprimento de valores sociais como é o descanso e a tranquilidade que um trabalhador merece . Januário Torgal Ferreira adianta que esta posição não tem a ver com a celebração dominical, mas a necessidade de encontro das famílias .
Com bom senso e grande sensatez, as pessoas deveriam abrir os olhos até porque não é uma questão religiosa mas sim o respeito da dignidade humana , apontou o prelado. É importante que um trabalhador tenha direito ao domingo até porque há uma razão história e social para o fim-de-semana ser um espaço de legítimo descanso , acrescentou.