a visita conjunta dos mais altos dignitários da nação aos campos de refugiados no Vale do Rift foi um sinal positivo de que a reconciliação nacional é possível
a visita conjunta dos mais altos dignitários da nação aos campos de refugiados no Vale do Rift foi um sinal positivo de que a reconciliação nacional é possívelO presidente Mwai Kibaki, acompanhado pelo vice presidente Kalonzo Musyoka e pelo primeiro ministro Raila Odinga, fizeram há poucos dias uma visita às zonas mais afectadas pelas convulsões sociais dos últimos meses no vale do Rift e no oeste do Quénia.
Foi uma visita que há bem poucas semanas teria sido impossível porque na raiz da crise e das convulsões sociais que deram origem a centenas de milhares de refugiados internos esteve precisamente o desentendimento pos-eleitoral entre esses três senhores que agora viajam de braço dado.
Diga-se em abono da verdade que esta visita foi um acto de coragem política e uma merecida homenagem ao povo sofredor, e embora com ela se tenham resolvido bem poucos problemas, ficou no entanto bem claro que se as feridas politicas estão a ser saradas, também para as feridas sociais a cura é possível.
O mais importante para já é o reacender da esperança. a visível camaradagem dos três antigos inimigos é certamente um ponto de referencia para acções futuras ou pelo menos uma clara condenação de qualquer aumento das tensões sociais existentes.
O maxi-governo de coligação e unidade nacional está ainda a dar os primeiros passos. São passos positivos que fazem prever o raiar de um novo dia.