Da região da Emí­lia-Romanha, através Lombardia, o grupo dos amigos da Consolata chegou a Turim, capital do Piemonte, região do norte de Itália
Da região da Emí­lia-Romanha, através Lombardia, o grupo dos amigos da Consolata chegou a Turim, capital do Piemonte, região do norte de ItáliaEncontra-se em pleno coração da história da Consolata. Logo de manhã cedo, Bolonha ficou para trás. Era preciso percorrer cerca de duas centenas e meia de quilómetros para visitar a antiga Cartuxa de 1396. Três horas depois, no meio de extensos campos já semeados ou preparados para a sementeira, erguia-se majestosa a Certosa de Pavia.
Quatro monges cistercenses italianos, três etíopes e um eritreu cuidam desta enorme Cartuxa, bem conservada. a 1 de Maio os visitantes eram uma multidão, que se estendia pela igreja, claustro pequeno, refeitório, pórticos e outros espaços do mosteiro. Uma visita de duas horas preparou os estômagos para o almoço bem confeccionado ali mesmo ao lado da cartuxa.
agora a meta era Castelnuovo Don Bosco, terra de santos: o santo da juventude, São José Cafasso, dos presos, e o beato José allamano, santo das missões e sobrinho do Cafasso. O grupo visitou as casas onde nasceram e celebrou a Eucaristia na casa de allamano. Um dia cheio de emoções e de belezas que encheram a alma de felicidade.
a longa jornada terminou com a festa de mais um aniversário. O aníbal Barbosa viu-se rodeado de carinho e amizade dos amigos que lhe desejaram mais anos, saúde e felicidade. Um privilégio festejar o dia de anos na cidade dos Saboias.