Vigiar o cessar-fogo e organizar um referendo sobre a autodeterminação do território é o propósito das Nações Unidas
Vigiar o cessar-fogo e organizar um referendo sobre a autodeterminação do território é o propósito das Nações UnidasO Conselho de Segurança prorrogou por mais um ano o mandato da Missão das Nações Unidas no Sara Ocidental (Minurso, na sigla francesa), incumbida de vigiar o cessar-fogo entre Marrocos e a Frente Polisário e organizar um referendo sobre a autodeterminação do território, que se arrasta desde 1991.
Numa resolução adoptada por unanimidade, o Conselho de Segurança apela às duas partes para entrar numa fase de negociações mais intensa e aprofundada para resolver a disputa que se arrasta desde a década de 1970.
até 30 de abril de 2009, a Minurso deverá manter em vista a realização no terreno do referendo, que enfrenta uma oposição forte de Marrocos. O regime de Rabat insiste que a sua soberania sobre o Sara Ocidental deve ser reconhecida, enquanto que a Frente Polisário – movimento independentista sariano – defende a posição de que o estatuto final do território deve ser decidido em referendo, que inclui a independência como uma opção. Recorde-se que, numa resolução recente, o próprio Conselho de Segurança assumia a autodeterminação como o ponto de chegada das negociações entre as duas partes.
No seu mais recente relatório sobre o assunto, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, escreveu que até agora não havia qualquer sinal de progresso na disputa, apesar de na ocasião, como ressalvou o dirigente da ONU, as duas partes terem dito que prosseguiriam as suas negociações.
Este momento só pode ser mantido para tentar encontrar um caminho para sair do actual impasse político através de realismo e de um espírito de compromisso de ambas as partes, declarou então, uma opinião hoje apoiada pelo Conselho, na resolução aprovada.