Deixaram tudo e fugiram à violência sectária que se abateu nos últimos três anos no país. agora estas 173 famílias retornam aos seus lares
Deixaram tudo e fugiram à violência sectária que se abateu nos últimos três anos no país. agora estas 173 famílias retornam aos seus laresSão quase 175 famílias que deixaram tudo e fugiram da violência que atravessou ciclicamente Timor-Leste nestes últimos três anos. agora estão de regresso às suas casas, num movimento saudado pelas Nações Unidas como mais um avanço nos esforços para resolver o problema das pessoas deslocadas internamente (PDI) neste país.
a violência que irrompeu em Timor-Leste em abril e Maio de 2006 levou à morte de pelo menos 37 pessoas e a um deslocamento em grande escala de populares, sobretudo na região da capital, Díli.
as Nações Unidas estimam que existem cerca de 100 mil deslocados no país. Cerca de um terço das pessoas que fugiram em 2006 foi para o campo, enquanto os restantes encontraram alojamento temporário em casa de familiares noutros distritos.
O Seminário Maior de Fatumeta em Díli irá fechar hoje depois destas 173 famílias regressarem às suas casas. Cada uma das famílias irá receber uma subvenção do Ministério da Solidariedade Social para os ajudar a reconstruir ou reparar as suas casas. além disso, cada pessoa receberá 16 quilos de arroz.