Falta ainda muito para que as pessoas nesta região sudanesa sintam a implantação no terreno da força mista de manutenção da paz
Falta ainda muito para que as pessoas nesta região sudanesa sintam a implantação no terreno da força mista de manutenção da pazO chefe da força mista das Nações Unidas e União africana no Darfur, conhecida pela sigla inglesa UNaMID, afirmou esta quarta-feira que está muito preocupado como as pessoas que estão no terreno com o fraco progresso obtido na missão.
Foram quase três meses para o lançamento da missão conjunta de manutenção de paz no Darfur e o povo [da região] tem suportado o suficiente, disse o representante especial Rodolphe adada em Cartum. Estão impacientes para ver uma mudança positiva e eu estou tão impaciente como eles.
a UNaMID espera vir a ter cerca de 26 mil soldados e agentes policiais no terreno, quando estiver totalmente montada a preparação, tornando-a a maior do mundo em funcionamento, mas até à data, apenas dez mil pessoal civil está no terreno.
Segundo a ONU, estima-se que 300 mil pessoas já tenham morrido no Darfur desde o início de 2003, quando rebeldes começaram uma luta armada contra o Governo e as forças aliadas milicianas do regime de Cartum. Este valor inclui mortes causadas por doenças, subnutrição e redução da esperança de vida, bem como de combates directos.