Os EU a desbloquearam 40 milhões de dólares para o Programa alimentar Mundial (PaM) de forma a fazer face à crise alimentar que atinge os países mais pobres
Os EU a desbloquearam 40 milhões de dólares para o Programa alimentar Mundial (PaM) de forma a fazer face à crise alimentar que atinge os países mais pobresEstes fundos vêm juntar-se aos 200 milhões de dólares desbloqueados em Março e serão pagos pela agência Norte-americana de ajuda ao Desenvolvimento. a verba destina-se à ajuda alimentar de emergência ao Zimbabué, Etiópia, Quénia, Haiti, Bangladesh, Somália, Mauritânia, Uganda e Sudão, por intermédio do PaM e de organizações privadas, salienta um comunicado.
Esta doação vem na sequência de um apelo das Nações Unidas e outras organizações internacionais para uma acção urgente destinada a combater a espiral de aumentos dos preços alimentares, criando um estado-maior da crise e reclamando um comércio mundial mais justo. O PaM, que avalia as suas necessidades totais para 2008 em 3,1 mil milhões de dólares, pediu mais 755 milhões de dólares devido ao aumento dos preços no sector alimentar.
a Organização para a agricultura e alimentação (FaO) pede 1,7 mil milhões de dólares para reforçar a produção agrícola dos países atingidos pela crise. Os produtos alimentares têm subido vertiginosamente e os stocks encontram-se no seu nível mais baixo, desde 1980.