” a situação é preocupante”. O alerta é da presidente da Federação Portuguesa de Bancos alimentares Contra a Fome
” a situação é preocupante”. O alerta é da presidente da Federação Portuguesa de Bancos alimentares Contra a FomeO quadro é de crise, em Portugal, mais grave do que actual, devido à subida em curso dos preços dos principais bens alimentares. Isabel Jonet apela à serenidade para evitar corridas ao mercados e à acumulação de bens alimentares que tem como consequência fazer disparar ainda mais os preços.
a presidente da Federação dos Bancos alimentares Contra a Fome, que realiza este fim-de-semana uma campanha de recolha de alimentos, aponta a situação preocupante dos idosos, que além da alimentação têm ainda um grande encargo com medicamentos.
À Lusa, Fernando Nobre, presidente da assistência Médica Internacional (aMI), revela que as pessoas estão com a corda ao pescoço. Uma situação que é fruto do endividamento das pessoas, aliciadas pelos bancos, e consequente empobrecimento da classe média. Só tornando a questão [da pobreza] uma causa nacional é que se pode inverter a situação, afirma Fernando Nobre.
O Instituto Nacional de Estatística calculou a existência de dois milhões de pobres em Portugal, em Outubro de 2007. Ou seja, um terço da população entre os 16 e os 64 anos vive com menos do que o estipulado. O limiar da pobreza é definido abaixo de um euro por dia.