União Europeia e União africana reúnem entre 20 e 23 de Maio, em Joanesburgo para encontrar soluções para a crise alimentar
União Europeia e União africana reúnem entre 20 e 23 de Maio, em Joanesburgo para encontrar soluções para a crise alimentar É necessária uma resposta forte ao mais alto nível político, mas também com propostas concretas. [UE e Ua] Partilham a necessidade de ir além da resposta de curto prazo à crise (que é necessária), mas também de se concentrar em respostas estruturais a longo prazo, como o aumento drástico de investimentos na agricultura e o desenvolvimento de políticas agrícolas nacionais apropriadas , refere a declaração conjunta da reunião realizada na Etiópia, a semana passada.
Já na próxima semana, a 8 de Maio, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, entre eles Cabo Verde e a Guiné-Bissau reúne os ministros do Comércio e Indústria para encontrar soluções contra a escalada do preço dos bens alimentares, que está a causar protestos em diversos países.
Para ultrapassar a crise provocada pela subida dos bens alimentares, o governo do Gabão anunciou uma suspensão temporária, de seis meses, do imposto de valor acrescentado (IVa) sobre óleo alimentar, peixe, leite e farinha. O governo da República Centro-africana aumentou a capacidade de produção de cereais e de moagem, mas também está a analisar a possibilidade de levantar tarifas aduaneiras sobre bens alimentares.
Na Mauritânia, as autoridades lançaram um Programa de Intervenção Especial, com a duração de seis meses, para tentar travar a inflação sobre os bens alimentares até à próxima colheita de cereais. Na África do Sul, está agendada uma discussão do Conselho Nacional do Mercado agrícola para definir as medidas a tomar.