a comunidade do Togo residente em Lisboa comemorou os 48 anos da independência daquele país com uma festa a que se juntaram outros imigrantes africanos
a comunidade do Togo residente em Lisboa comemorou os 48 anos da independência daquele país com uma festa a que se juntaram outros imigrantes africanos ainda somos poucos, mas a tendência é para que cada vez venham mais toguenses viver para Portugal , afirma o anfitrião do encontro. Markus Dick, presidente da associação Originários do Togo, habita há dez anos em Portugal, país que escolheu por causa da história dos descobrimentos portugueses.
a festa juntou angolanos, marfinenses e togoleses, entre outros, serviu, para abrir as portas daquela pequena comunidade à população local. actualmente residem em Portugal cerca de 200 togueses espalhados por todo o país, na área de Lisboa são 80.
a gastronomia toguesa esteve em destaque com o fujo , um prato confeccionado com molho de espinafres, carne de vaca e peixe frito, com o com , milho cozido, molho de espinafres e carne de vaca. as danças tradicionais também animaram a festa.
É necessário organizar actividades que permitam interagir e criar laços de solidariedade com o país de acolhimento , disse à Lusa, Timoteo Macedo. O presidente da associação Solidariedade Imigrante defendeu que estas comunidades não devem fechar-se em si mesmas .