Pouco passava das oito da manhã quando o som de cânticos em português se espalhou pela cripta da basílica de São Pedro.
Pouco passava das oito da manhã quando o som de cânticos em português se espalhou pela cripta da basílica de São Pedro. O grupo de 50 amigos, de visita a Roma de 25 a 27 de abril, celebra a Missa na capela da Madonna delle Partorienti. Em português pode traduzir-se de Nossa Senhora do Leite. a pequena capela está situada ao lado do local onde São Pedro foi martirizado e sepultado, não muito distante do túmulo de João Paulo II.
Foi uma celebração forçosamente breve, mas cheia de simbolismo no local que é o coração da cristandade de hoje e de todos os tempos e lugares. Tornou-se comovedor sentir uma profunda união com os discípulos de Cristo que em todos os cantos da terra procuram ser fiéis a Cristo como Pedro, mesmo com o risco do martírio.
após a celebração o esplendor e a grandiosidade do templo maior atraiu a curiosidade do grupo que se demorou a contemplar a beleza das estátuas de papas, terminando a visita junto da famosa Pietà de Michelangelo. a visita aos museus do Vaticano, orientada pela competente guia Flavia Pastina, conduziu os peregrinos até à espectacular Capela Sistina.
Uma demorada e bem explicada visita panorâmica, sobretudo pela avenida dos Foros Imperiais deslumbrou o grupo, primeiro de autocarro e em seguida a pé, a partir da igreja de são Pedro in Vincoli. além das cadeias, que segundo a tradição, prenderam o apóstolo, o grupo contemplou o ar quase irado do famoso Mosé, com as tábuas da Lei, diante do seu povo entretido a adorar os ídolos.