Operações humanitárias suspensas depois de relatos de confrontos nas proximidades de um campo de refugiados
Operações humanitárias suspensas depois de relatos de confrontos nas proximidades de um campo de refugiadosNovos combates na província do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC), obrigou a agência para os refugiados a travar a distribuição de ajuda às pessoas deslocadas na região e a obrigar à saída de uma unidade de registo das pessoas recentemente deslocadas na área de Rutshuru.
O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) suspendeu as operações após denúncias de novos combates entre soldados do Governo da RDC e combatentes das rebeldes Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda, perto do campo de Kinyandoni, no Kivu do Norte. Confrontos no fim-de-semana passado deixaram pelo menos uma mulher morta.
O pessoal do aCNUR no campo informou que os deslocados continuam a procurar locais de refúgio em Kiwanja, com a maioria a abrigar-se em urbanística públicos. São mulheres e crianças a maior parte dos recém-chegados. alguns disseram que as suas casas foram destruídas e os bens saqueados, enquanto alguns pais contaram que tinham perdido o contacto com seus os filhos.
a agência da ONU disse que a assistência médica é de importância vital, e acrescentou que já há casos suspeitos de cólera notificados.