Não há ainda uma solução duradoura que garanta a paz na região sudanesa e acabe com o sofrimento de milhões de pessoas. aliás, o cenário piorará se não se actuar já
Não há ainda uma solução duradoura que garanta a paz na região sudanesa e acabe com o sofrimento de milhões de pessoas. aliás, o cenário piorará se não se actuar jáCinco anos depois do início da guerra no Darfur não há ainda uma solução duradoura que garanta a paz nesta região sudanesa e acabe com o sofrimento de milhões de pessoas que ali habitam. aliás, se não forem tomadas medidas urgentes, a situação só piorará, advertiu o responsável das Nações Unidas para as questões humanitárias.
John Holmes, o subsecretário-geral para os assuntos Humanitários, afirmou numa reunião do Conselho de Segurança que está triste e irritado, ao informar os membros deste Conselho de que a situação no Darfur só piorou nos últimos 12 meses, apesar dos esforços da comunidade internacional.
Nós continuamos a ver a baliza recuar, a um ponto em que a paz no Darfur parece hoje mais longe do que nunca, disse Holmes. Novos progressos na implantação de UNaMID [a força mista da ONU e da União africana de manutenção da paz, que já está no terreno], equipada para proteger os civis e melhorar a segurança, irão ajudar.
Mas só um fim da violência e [a concretização de] todos os passos para encontrar uma solução política vai fazer a diferença fundamental e necessária. Os movimentos rebeldes também se devem reconhecer. Caso contrário, a realidade é que a população de Darfur continuará a enfrentar uma deterioração das suas condições de vida e das suas hipóteses de uma recuperação duradoura.