O convite do bispo de Leiria-Fátima, ao prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, foi acolhido com ” profunda gratidão”.
O convite do bispo de Leiria-Fátima, ao prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, foi acolhido com ” profunda gratidão”. Ele (convite) vai-me permitir encontrar, pela segunda vez, centenas de peregrinos de todo o mundo, vindos a Fátima para renovar a sua fé, manifestar o seu amor filial à Senhora mais brilhante que o sol’ e agradecer-lhe por ter querido fazer desta humilde terra lusitana o altar do Mundo’ ou, se preferirmos, a Cátedra do Evangelho’, pois a Cova da Iria foi o lugar por Ela escolhido para falar aos homens do nosso tempo, transmitindo-lhes, por meio dos três inocentes Pastorinhos, uma importante e sempre actual mensagem de salvação, afirma em entrevista à Sala de imprensa do Santuário.
O cardeal Saraiva Martins presidirá à peregrinação internacional dos 91 anos das aparições, a 12 e 13 de Maio, conforme já noticiou Fátima Missionária. Será a segunda vez que preside a uma peregrinação aniversária em Fátima. a primeira aconteceu em Maio de 2003, onde também esteve na qualidade de prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Foi durante essa peregrinação que foram inauguradas as estátuas de Francisco e Jacinta Marto, conjunto escultórico em mármore branco da autoria de Graça Cabral, no recinto do Santuário.
Ir a Fátima, visitar a Capelinha das aparições e os outros lugares santificados pela presença materna de Maria, é sempre, para mim, um acontecimento muito importante, que vivo com particular intensidade espiritual. Ir a Fátima é, para mim, em concreto, recordar uma das maiores epopeias marianas’, talvez a maior, do século passado um dos maiores acontecimentos que marcaram a história da Igreja portuguesa e de muitos outros países dos vários continentes; é reviver uma história maravilhosa, não só eclesial, mas também social que ainda não acabou, mas que continua no tempo, salienta o purpurado.