Duas centenas e meia de guerrilheiros e paramilitares exigem ao governo colombiano que melhore a assistência que lhes é prestada
Duas centenas e meia de guerrilheiros e paramilitares exigem ao governo colombiano que melhore a assistência que lhes é prestadaabandonaram as armas e ocuparam a catedral de Bogotá. O protesto e a invasão são pacíficos, sustentou à imprensa um homem que não se identificou e se apresentou como porta-voz dos ocupantes do templo, situado no centro histórico da cidade.
a missão é ficarmos ali dentro por tempo indeterminado , assegurou. O objectivo é rejeitar o programa a favor dos desmobilizados criado pelo governo do presidente Álvaro Uribe. Uma das exigências é a presença no local de responsáveis do programa de reinserção e de entidades que apoiam os projectos dos desmobilizados.
Milhares de pessoas estão em condições tão precárias que já não vivem como desmobilizados mas sim como deslocados, refere a mesma fonte. Os registos apontam para a desmobilização de 44 mil guerrilheiros e paramilitares, em 2002. Mais de 31 mil eram membros das autodefesas Unidas da Colômbia (aUC), organização paramilitar que se dissolveu em meados de 2006, ao abrigo de um processo de paz com o Executivo.