Serão celebradas amanhã, 23 de abril, pelas 11h, na basílica Vaticana, as exéquias fúnebres do presidente do Pontifício Conselho para a família
Serão celebradas amanhã, 23 de abril, pelas 11h, na basílica Vaticana, as exéquias fúnebres do presidente do Pontifício Conselho para a famíliaO cardeal alfonso López Trujillo, morreu no sábado, 19 de abril, aos 72 anos, na clínica romana Pio XI, onde se encontrava internado por graves problemas de saúde. Presidirá à celebração eucarística fúnebre o cardeal angelo Sodano. a liturgia exequial será presidida por Bento XVI, que fará a homilia e o rito da última Commendatio e da Valedictio.
Num telegrama enviado aos familiares do purpurado, o Papa definiu López Trujillo como um incansável pastor que generosamente viveu ao serviço da Igreja e do Evangelho da vida e pela nobre causa da promoção do matrimónio e da família cristã .
alfonso López Trujillo foi ordenado sacerdote em 1960. Onze anos mais tarde foi eleito arcebispo auxiliar de Bogotá. Em 1979 tornou-se arcebispo de Medellín. Naquele mesmo ano, foi eleito presidente do CELaM (Conselho Episcopal Latino americano), cargo que ocupou até 1983. De 1987 a 1990 foi também presidente da Conferência Episcopal da Colômbia. Em 1990 o Papa João Paulo II nomeou-o presidente do Pontifício Conselho para a Família.