82 dos 200 refugiados que pediram asilo a Portugal, em 2007, são colombianos
82 dos 200 refugiados que pediram asilo a Portugal, em 2007, são colombianos Portugal entrou em 2007 na rota dos refugiados colombianos . Quem o diz é a presidente do Conselho Português de Refugiados que promove terça-feira, 22 de abril, a conferência Colômbia: a guerra civil e os movimentos de refugiados e deslocados internos .
Teresa Tito Morais Mendes salienta que o encontro visa ponderar e analisar a situação na Colômbia e o que origina as deslocações maciças das populações . Há quatro milhões de pessoas se deslocam dentro da Colômbia e outros procuram refúgio fora do país.
É essencial – defende a responsável – conhecer o enquadramento histórico, político e até económico (do país) para perceber quais são as dificuldades destas pessoas que procuram Portugal . Dos 82 pedidos feitos no último ano, cerca de 40 por cento obteve título de residência por razões humanitárias em território português, por um período que oscila entre um e dois anos, disse.
De acordo com o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2006, e excluindo os apátridas, os colombianos constituíam o maior grupo com cerca de 3. 6 milhões de pessoas sob o cuidado do desta organização, num universo de 32. 8 milhões de pessoas.