Ki-moon insiste na necessidade de “se tentar encontrar um caminho para sair do actual impasse político”
Ki-moon insiste na necessidade de “se tentar encontrar um caminho para sair do actual impasse político” Manter o actual status quo não é aceitável para o processo de negociações sobre o Sara Ocidental, insiste o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no seu mais recente relatório sobre o longo conflito entre Marrocos e a Frente Polisário, por causa daquele território.
Ki-moon diz que, depois de se ter congratulado no mês passado pelo empenho das duas partes em prosseguirem as negociações, regista que até agora não houve qualquer sinal de avanço na disputa.
Este [estado actual das coisas] só pode ser mantido para se tentar encontrar um caminho para sair do actual impasse político, através de realismo e de um espírito de compromisso de ambas as partes, afirma agora, no primeiro relatório divulgado desde que as negociações se realizaram em Março, em Manhasset, arredores de Nova Iorque.
O secretário-geral das Nações Unidas recomenda que o Conselho de Segurança insista quer com Marrocos quer com a Frente Polisário para entrarem de uma forma mais intensiva e material [numa nova] fase de negociações, sem quaisquer condições prévias.