Num dos momentos mais emotivos, o Papa rezou em silêncio, antes de acender um cí­rio colocado sobre o altar improvisado no Ground Zero
Num dos momentos mais emotivos, o Papa rezou em silêncio, antes de acender um cí­rio colocado sobre o altar improvisado no Ground ZeroBento XVI abençoou o local onde quase três mil pessoas perderam a vida, vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001. No cenário de incrível violência e dor rezou pelos falecidos – polícias, bombeiros, trabalhadores da autoridade do Porto de Nova Iorque e Nova Jersey, da protecção civil, e dos urbanística, bem como pelas pessoas que ficaram feridas ou doentes nos trabalhos de resgate.
O Pontífice invocou luz eterna e paz para os mortos não só em Nova Iorque, mas também no Pentágono, em Washington, e num campo na Pensilvânia onde caiu um dos aviões sequestrados. Na oração do Santo padre estiveram ainda presentes aqueles que tiveram os corações e mentes consumidos pelo ódio .
Na visita ao local dos atentados, o bispo de Roma cumprimentou 24 sobreviventes, bombeiros, polícias e familiares de algumas das 2. 749 pessoas que morreram no World Trade Center quando dois aviões embateram contra as Torres Gémeas.