Monsenhor Eduardo Melo Peixoto faleceu, aos 80 anos, esta madrugada, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima
Monsenhor Eduardo Melo Peixoto faleceu, aos 80 anos, esta madrugada, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de FátimaConhecido habitualmente por cónego Melo, encontrava-se em Fátima a participar numa reunião nacional do Movimento Cursilhos de Cristandade. Faleceu poucos dias antes de presidir a um Congresso internacional de turismo religioso, na Póvoa de Varzim, onde seria vendido o livro de memórias que acabara de publicar.
O Santuário de Fátima exprime os sentidos pêsames à família de Monsenhor Eduardo Melo, à arquidiocese de Braga e à cidade de Braga, e evidencia a perda de uma figura com um profícuo trabalho desenvolvido, nas mais diversas áreas da sociedade e da Igreja.
actualmente detinha a presidência da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, e da Irmandade de São Bento da Porta aberta. Era responsável pelos cursos de Cristandade, pelo ISaVE – Instituto Superior do Vale do ave e pela presidência do Conselho Geral do Sporting de Braga.
Considerado o padre mais influente e mediático da diocese de Braga, de que foi vigário-geral, durante 14 anos, e Deão do Cabido da Sé, foi alvo de dezenas de homenagens na cidade, a última das quais para comemorar os cinquenta anos de sacerdócio e que juntou mais de mil pessoas.
Para além dos muros da cidade dos arcebispos , ficou conhecido no país, durante o chamado Verão quente de 1975, por ter protagonizado a luta da Igreja de Braga contra a tentativa do PCP de implantar o comunismo em Portugal.