Há mais dez milhões de mães e crianças que morrem todos os anos. Relatório aponta caminhos para salvar mais vidas
Há mais dez milhões de mães e crianças que morrem todos os anos. Relatório aponta caminhos para salvar mais vidasMais de dez milhões de mulheres e crianças nos países em desenvolvimento continuam a morrer todos os anos, a maioria por causas evitáveis e tratáveis, segundo um novo relatório das agências das Nações Unidas e dos seus parceiros, que apelam aos sistemas de cuidados de saúde a apostarem na redução da mortalidade materna e infantil.
O relatório a rastrear o progresso na maternidade, Recém-nascidos e Sobrevivência Infantil constata que os 68 países em desenvolvimento são responsáveis por 97 por cento das mortes de mães e crianças no mundo e procura fornecer os necessários cuidados de saúde para salvar mais vidas.
O objectivo do documento é o de enfrentar os novos esforços para reduzir a mortalidade materna e infantil, em 2015, que é parte dos objectivos acordados internacionalmente, conhecidos como Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
O relatório destaca os progressos realizados em muitos destes 68 países em áreas como a prevenção do sarampo e da malária, nomeadamente através do fornecimento de vacinas e de redes mosquiteiras tratadas com insecticida. No entanto, o tratamento de doenças potencialmente fatais e outros serviços de saúde ainda vitais para alcançar a maioria de mulheres e crianças continuam a falhar, lê-se no texto.