a secretária-geral adjunta da ONU diz que um progresso significativo e rápido na concretização destes objectivos é possível
a secretária-geral adjunta da ONU diz que um progresso significativo e rápido na concretização destes objectivos é possível a concretização dos ambiciosos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) é possível, apesar de muitos países continuarem longe do caminho certo. Quem o garante é a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, asha-Rose Migiro. Os ODM querem eliminar para metade a fome e a pobreza e outros males sociais, até 2015. Um progresso significativo e rápido é obviamente possível, defende Migiro.
Muitos países estão a prová-lo, diz a secretária-geral. ao falar numa reunião da União Interparlamentar, ontem na Cidade do Cabo, África do Sul, a responsável citou o aumento de matrículas escolares e a redução da mortalidade infantil, graças a uma vacinação maciça, com três milhões de crianças a sobreviverem anualmente, em comparação com o ano de 2000.
E nós sabemos quais os ingredientes para o sucesso. Uma liderança governamental forte, boas políticas que apoiem o investimento privado, estratégias sustentadas para aumentar os investimentos públicos, prescreve Migiro, para o sucesso dos ODM. a comunidade internacional deve apoiar estas condições favoráveis através de assistência técnica e financeira.
Nossa visão ambiciosa para um mundo melhor ainda está ao alcance, mas temos de seguir por todos os Estados sobre os seus compromissos. Os países em desenvolvimento, sim, mas sobretudo aqueles que já estão mais desenvolvidos , acrescentou, apelando a imediata rigorosa e concertada nacional e internacional acção para empurrar para trás das fronteiras da pobreza, em particular à luz da skyrocketing dos preços dos produtos alimentares.