Para abastecer de água a sua aldeia, os seis guerreiros Masai correm a maratona de Londres, domingo próximo. Pretendem recolher fundos para levar a água a Eluai, a sua aldeia no norte da Tanzânia
Para abastecer de água a sua aldeia, os seis guerreiros Masai correm a maratona de Londres, domingo próximo. Pretendem recolher fundos para levar a água a Eluai, a sua aldeia no norte da TanzâniaO seu treino é bem diferente dos restantes 35 mil participantes. Prepararam-se a correr atrás dos leões na savana ou atrás do seu gado. O seu calçado é pouco ortodoxo. as solas são de pneu. Estarão adornados com o traje de cerimónia: escudo, lança e outros ornamentos.
alojados em Cooling, Kent, como refere o Daily Mail, estão a entrar no espírito inglês, bebendo litros de chá açucarado e lendo um manual preparado pela organização Greenforce, que patrocina a sua participação e trabalha entre os Masai desde 2004. Este livro tem sido muito útil, explicou o chefe da delegação africana, Isaya. Ficaram impressionados à chegada ao aeroporto Heathrow, em Londres: Havia uma enorme multidão, foi difícil caminhar no pavimento, descer e subir escadas.
Foi necessário algum esforço para se adaptarem à comida. Tiveram que trocar o sangue dos animais, considerado um elixir de grande força para os jovens guerreiros, pelo leite, pão e cereais. No entanto não estão preocupados com os quilómetros que têm de percorrer. Gostamos muito de correr e não penso que a maratona seja muito difícil, afirmou o jovem de 24 anos, Isaya.
Os seis guerreiros Masai foram convidados a participar na maratona pelos membros da Greenforce, explica Paul Martin, que também correrá a maratona e é conhecido entre os Masai com o nome de Soldado Bob. agora treina com os guerreiros nos caminhos de Kent. São um povo orgulhoso e nobre , confessa Soldado Bob. Não tiveram qualquer receio de vir até Londres. À chegada sofreram um choque cultural. É como se tivessem desembarcado em Marte.