O Supremo Tribunal Federal do Brasil mandou suspender a Operação Upatakon 3, para expulsar os arrozeiros da área, a pedido do governo do Estado de Roraima. Os Índios estão revoltados
O Supremo Tribunal Federal do Brasil mandou suspender a Operação Upatakon 3, para expulsar os arrozeiros da área, a pedido do governo do Estado de Roraima. Os Índios estão revoltadosas comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol, do Roraima, Brasil, estão indignadas. Há mais de trinta anos sofremos com um doloroso processo de reconquista das nossas terras, lê-se numa carta divulgada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR). acreditávamos que seria concretizado pelo Estado Brasileiro, em cumprimento à Constituição Federal, aos direitos humanos dos povos indígenas e ao decreto de homologação do Presidente da República.
Os índios estão cansados de esperar: Tivemos calma, muita paciência e confiança nas autoridades, mas agora basta! Independente das autoridades, podemos decidir sobre o nosso futuro e tomar providências, com a união do nosso povo, na desintrusão dos invasores de nossa terra. E perguntam: Onde estão as autoridades? Os homens da Lei? Pontes foram queimadas, pessoas agredidas, bombas fabricadas aos olhos das autoridades, tractores cortaram’ estradas aos olhos dos canais de televisão, até carro-bomba foi usado contra a Polícia.
Os líderes pediram muitas vezes paciência aos índios. Mas a lentidão das autoridades federais permitiu que os inimigos dos nossos direitos se manifestassem violentamente e conseguissem inverter a situação, sacrificando nós, povos indígenas.
Depois de esperarem três anos, as autoridades permitiram todo o terrorismo dos últimos onze dias na Raposa Serra do Sol , como noticiou Fátima Missionária, até o Supremo mandar suspender a Operação. Repudiamos a atitude do governo estadual que prefere sacas de arroz em detrimento da vida de 18. 992 índios.
a impunidade dos arrozeiros abre caminho para mais injustiça e descaso. E concluem com determinação: Definitivamente chega! a Luta continua até o último índio!. Seguem as assinaturas de todos os líderes das comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol. Para apoiar a luta pacífica dos índios decorre um a campanha de assinaturas. assine a carta de petição.