Há mais de um milhão de pessoas deslocadas e refugiados que anseiam pelo fim do conflito no Kivu. Está na hora de concretizar o cessar-fogo entre as partes
Há mais de um milhão de pessoas deslocadas e refugiados que anseiam pelo fim do conflito no Kivu. Está na hora de concretizar o cessar-fogo entre as partesÉ a hora de concretizar o processo de paz. a ideia foi defendida esta segunda-feira pelo responsável das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC), ao apelar às partes em conflito nas frágeis regiões da província do Kivu, no nordeste do país, para implementarem os compromissos assumidos nos últimos acordos e ajudarem mais de um milhão de pessoas que estão deslocadas internamente e os refugiados a retomarem a sua vida normal.
Nas últimas semanas, as Nações Unidas deram prioridade ao controlo e à consolidação do cessar-fogo, disse alan Doss, representante especial do secretário-geral para a RDC, na abertura da comissão técnica mista sobre paz e segurança no Kivu – também conhecida por Programa amani. Um mecanismo de diálogo informal foi estabelecido entre as Forças armadas da RDC e grupos [rebeldes] armados, e a ONU gostaria de o ver rapidamente formalizado, insistiu. É hora de passar à fase de concretização do processo de paz, sublinhou.
afinal, disse Doss, a enorme população de deslocados internos e refugiados no Kivu Norte e no Kivu Sul, que têm sido envolvida nos combates e na instabilidade desde o fim oficial da guerra civil em 2003, esperam que os compromissos alcançados, em Janeiro, pelo Governo e pelos grupos rebeldes armados sejam cumpridos.