Os alunos que frequentam o ensino superior em Braga são desafiados, neste Natal vivido em pandemia, a trocar abraços por palavras, mas mantendo à mesma os afetos, a alegria e a esperança, através da elaboração de cartas de Natal, as quais devem ser escritas à mão, e dirigidas a doentes e profissionais de saúde da região.

A iniciativa tem como mote “Mais do que palavras”, e é dinamizada pela Pastoral Universitária de Braga, em parceria com a Capelania do Hospital de Braga. Esta ação natalícia “desafia os universitários a ter gestos de proximidade e compaixão por aqueles que, por razões várias, passam esta quadra no hospital: seja porque cumprem a sua missão profissional de serviço aos utentes ou porque se encontram doentes e impossibilitados de ter o conforto e o afeto familiar”, explicam os responsáveis pelo projeto.

As palavras dos jovens podem, assim, tornar-se numa forma de “reconhecimento e afeto”, conforme destaca o departamento da Pastoral Universitária de Braga, em comunicado. As cartas de Natal devem ser entregues pelos alunos no Centro Pastoral Universitário de Braga, até ao próximo da 18 de dezembro. Caberá à Capelania do Hospital de Braga “fazer chegar as cartas a quem considerar mais oportuno”, no decorrer da quadra natalícia, e de forma especial nos dias 24 e 25 de dezembro.