Aproxima-se a primeira grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima. A jornada inicia esta quinta-feira, 12 de maio, chegando ao fim no dia seguinte, 13. A presidir às celebrações vai estar Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. Segundo os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria, este ano a jornada “decorrerá nos moldes anteriores ao início da pandemia”.

“Regressamos ao programa antigo, sem restrições”, refere o Santuário de Fátima, adiantando que “apenas não se realizarão a via-sacra no ‘Caminho dos pastorinhos’ na manhã do dia 12, e a Missa da vigília” dessa noite. O templo mariano sublinha que o “uso da máscara continuará em vigor”, pedindo-se a “quem não pertença ao mesmo agregado familiar” que “mantenha alguma distância física”.

Edgar Peña tem 62 anos, nasceu em Maracaibo, na Venezuela, e é fluente em seis idiomas, nomeadamente o espanhol, italiano, inglês, francês, servo-croata e português. Entre outras funções, Edgar Peña trabalhou nas representações pontifícias no Quénia, na Jugoslávia e junto às Nações Unidas em Genebra, na Suíça. Prestou ainda serviço nas nunciaturas apostólicas da África do Sul, Honduras e México.

Texto: Juliana Batista