Pedro Louro, missionário da Consolata português em Roma

A Direção Geral dos Missionários da Consolata reúne-se de modo especial nos meses de março, junho e novembro. Além das realidades práticas, é também um momento de partilha relativa aos encontros feitos pelos membros da direção-geral nas visitas às comunidades e missionários.

De facto, cada conselheiro geral segue especialmente um continente. Uma das suas tarefas é ajudar a programar e realizar em modo sinodal a missão segundo o Plano Missionário do Continente. Ao superior geral e ao seu vice, cabe a tarefa de durante o mandato visitar cada comunidade e missionário. É a chamada visita canónica que nos meses passados se realizou na Região Europa e também em Portugal.

Hoje através de meios eletrónicos, mensagens e videoconferências, pode-se contactar quase cada pessoa onde quer que esteja, algo muito útil neste tempo de pandemia. Mas nada substitui o encontrar-se pessoalmente, sentar-se à mesma mesa para dialogar, comer juntos, rezar, celebrar, partilhar as alegrias e sofrimentos uns dos outros. Estas visitas são momentos de profunda comunhão, pelos quais os Missionários da Consolata ‘caminham juntos’.