O Tempo de Recordação e Reconciliação Pelos que Perderam a Vida Durante a Segunda Guerra Mundial chega ao fim esta segunda-feira, 9 de maio, depois de ter iniciado no último domingo, dia 8, data que assinala a rendição das forças nazis da Alemanha, em 1945.

Por esta ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) convida os seus 193 países-membros, organizações não-governamentais e sociedade civil a prestar homenagem às vítimas do conflito. A data também “lembra a importância de resolver controvérsias através de meios pacíficos, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, de maneira a que paz e a segurança internacionais não sejam ameaçadas”, referem os serviços de comunicação da ONU, a propósito desta celebração.

Por ocasião do 65.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, em maio de 2010, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que o conflito tirou a vida a “milhões” de civis e de soldados. A ONU indicou que o conflito “trouxe indizível tristeza à humanidade, particularmente na Europa, Ásia, África, Pacífico e outras partes do mundo”.