Foto: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A ação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no que diz respeito à infância e à juventude foi alargada aos concelhos de Sintra, Amadora, Mafra, Loures, Odivelas, Cascais, Oeiras e Vila Franca de Xira. O Núcleo de Infância e Juventude (NIJ) de Mafra é o terceiro a abrir fora do concelho de Lisboa. A sua inauguração teve lugar no início desta semana, a 21 de fevereiro. Ainda no primeiro semestre deste ano, prevê-se a criação do NIJ de Oeiras.

O espaço onde o NIJ estará em funcionamento foi disponibilizado pela Câmara Municipal de Mafra, no edifício onde também estão presentes o Mafra Business Factory e a Junta de Freguesia de Mafra. As instalações detêm “uma receção, três espaços de atendimento ao público, três gabinetes de trabalho e uma sala de arquivo”, indicam os serviços de comunicação da SCML.

A equipa é formada por seis técnicos superiores, da área social e de psicologia, um técnico superior a exercer funções na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, dois técnicos administrativos e uma diretora. Segundo a Misericórdia de Lisboa, o novo espaço “pretende ser um agente ativo na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens deste concelho, em parceria com todos os parceiros da rede social, no desenvolvimento de uma estratégia concertada entre as várias entidades com competência em matéria de infância e juventude”.

A SCML sublinha ainda que estes espaços “desenvolvem a sua intervenção na assessoria técnica aos Juízos de Família e Menores, nomeadamente na área da promoção e proteção e tutelar cível, na representação da Segurança Social nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, na gestão do acolhimento familiar e residencial e nas competências legais em matéria de adoção e apadrinhamento civil”.