O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinaram um protocolo de colaboração para levar a cabo o projeto ‘Um mergulho na história’. Esta iniciativa pretende ajudar a descobrir o património subaquático do litoral alentejano.

O projeto está concebido para levar ao “desenvolvimento de um sistema de informação geográfico que suporte processos de decisão e gestão do património cultural subaquático, o registo, análise e inventariação dos sítios arqueológicos do litoral alentejano, a caracterização dos vestígios arqueológicos relacionados com o património cultural náutico e subaquático e a criação de conteúdos em formato digital (virtual e realidade aumentada)”, indica o portal ‘Sul informação – Alentejo’.

A iniciativa deverá ainda promover o “envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática como um valor cultural comum e a formação e treino em arqueologia náutica e subaquática a alunos do ensino superior”. As atividades concretizadas neste projeto foram financiadas pelo Orçamento Participativo Portugal (OPP) e têm uma duração estimada de 24 meses. O projeto – ‘Um mergulho na história’ – foi considerado elegível para a área da cultura, tendo conseguido uma votação que o tornou vencedor.