A JMJ é primeiro, e mais que tudo, um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que se quer aproximar dos mais novos e conhecer o que os interpela, o que os desinstala e o que os apreende. É uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização e de experiência de fé. Com uma identidade católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Respondendo ao apelo do Papa Francisco, que desafia toda a Igreja a estar em estado permanente de saída missionária e a um esforço de renovação constante, sonhar uma JMJ num mundo pós-covid-19 representa tanto um desafio como uma oportunidade na assunção desta missão de ir ao encontro e de dialogar com todos.

O lema para a JMJ 2023 em Lisboa é uma frase bíblica escolhida pelo Papa Francisco –“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Partindo de Maria de Nazaré, a grande figura do caminho cristão que ensina os fiéis a dizer ‘Sim’ a Deus, o Papa apresenta Maria como “o grande modelo para uma Igreja jovem, que quer seguir Cristo com frescura e docilidade”.

Toda a organização da JMJ Lisboa tem procurado partir apressadamente, mas não ansiosamente, levantar-se e construir uma JMJ com a figura de Nossa Senhora como guia. É sobretudo uma missão que tem como objetivo o cuidado com as pessoas, os espaços e o impacto na Criação.

O Papa Francisco afirma na encíclica ‘Fratelli Tutti’ que “enquanto houver uma pessoa descartada, não poderá haver a festa da fraternidade universal”. Nesse sentido, nos dias do evento, na sua preparação e pós JMJ é preciso cuidar das pessoas, da acessibilidade, da saúde, da inclusão e da sustentabilidade. A organização da JMJ Lisboa pretende enraizar uma cultura de inclusão em tudo, desde o acesso ao site, à participação nas diferentes atividades do evento, procurando os mais frágeis e marginalizados, levando-os para o centro deste encontro com o Papa, e adaptando as estruturas às diferentes necessidades de quem por lá passar. Que qualquer jovem, independentemente da sua condição, circunstância, limitações, ou posição no globo, sinta que o convite do Papa para ir à JMJ Lisboa 2023 é um convite que lhe é dirigido pessoalmente. É este o objetivo da nossa missão.

Texto: Margarida Ferreira Marques, Gabinete Diálogo e Proximidade, JMJ Lisboa 2023
Texto conjunto MissãoPress