O EuroAfrican Fórum 2020 acontece em formato digital entre esta quinta-feira, 3 de setembro, e o dia seguinte, 4, sob o tema “À procura de pontos comuns num mundo pós-Covid”. O evento resulta de uma iniciativa da Diáspora Portuguesa, uma organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD), criada em 2012.

O encontro vai contar com a participação de diversas personalidades dos dois continentes, altos responsáveis e decisores políticos, assim como empresários, ativistas e investigadores. A iniciativa é uma ocasião para colocar em diálogo os principais atores destas duas realidades políticas e económicas, num momento em que o mundo se depara com os desafios de uma pandemia.

“O diálogo entre os principais atores africanos e europeus é fundamental, designadamente no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas, da Área Continental Africana de Livre Comércio e da Agenda 2063 da União Africana”, referem os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Cascais, organismo que apoia o fórum.

A iniciativa prevê um encontro digital entre Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, e Nana Akufo-Ado, Presidente do Gana, algo que acontecerá “pela primeira vez”. A moderar este momento entre os dois Chefes de Estado vai estar David Pilling, editor de África para o Financial Times. Aqueles que desejarem assistir ao encontro devem proceder à sua inscrição online. O evento conta com alto patrocínio da Presidência da República, e teve a sua primeira edição em 2018, no Centro Congressos do Estoril. O programa do fórum encontra-se disponível online.